quinta-feira, 5 de maio de 2011

Portaria de inclusão do curso de mineração já está assinada

Quinta-feira, 05 de maio de 2011 - 18:19
A produção mineral brasileira cresceu 67% entre 2009 e 2010, com a marca de US$ 40 bilhões gerados. Nos últimos dez anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o crescimento do setor foi de 400%. Com o objetivo de atender a demanda por profissionais qualificados, foi criado o curso de tecnologia em mineração, cuja portaria de inclusão no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia foi assinada pelo secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, na tarde desta quinta-feira, 5, em Brasília.

“Hoje é quase impossível imaginar a regulação e supervisão sem o catálogo. O que nos surpreendeu foi a legitimidade que o catálogo adquiriu”, destacou Eliezer Pacheco.

O catálogo, que tem o objetivo de normatizar e orientar a oferta de cursos tecnológicos no país, agora possui 113 denominações. Luís Massonetto, secretário de educação a distância do MEC, lembra a importância do guia. “É uma oportunidade relembrar e sinalizar o sucesso de uma experiência que já começou há algum tempo e foi fundamental para correção de alguns rumos da regulação no Brasil”, afirmou.

Mineração – O total de mão de obra empregada no setor mineral em 2010 foi de 160 mil trabalhadores. Estudos realizados pelo Ministério de Minas e Energia estimam que, para cada posto de trabalho, são geradas 13 vagas ao longo da cadeia produtiva, o que representaria 2 milhões de profissionais em atuação no ano passado, em mais de 7.800 empresas mineradoras. Os maiores produtores de minérios no Brasil são, nesta ordem, Minas Gerais, Pará, Goiás, São Paulo, Bahia, Mato Grosso do Sul e Sergipe.

“Esta foi uma área extremamente importante na história brasileira em diferentes momentos e, hoje, retoma a potencialidade com os projetos de desenvolvimento econômico do país”, ressaltou a reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Maria Beatriz Luce, que representou na solenidade as instituições que já ofertam o curso. Além do Rio Grande do Sul, o curso também é ofertado nos estados do Goiás, Tocantins e Minas Gerais.

Danilo Almeida

Veja o perfil do curso
Palavras-chave: mineração, tecnologia, catálogo
Fonte: http://www.mec.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário