terça-feira, 10 de junho de 2014

Moradores mais antigos


Projeto da Escola Municipal "Otaviana Odíllia da Silveira" do Povoado Brinquinho - Simão Dias/SE. Realizado em 10 de junho de 2014.




José Venâncio do Nascimento de acordo com relatos de moradores da comunidade local. Foi um dos primeiros moradores do Povoado Brinquinho. Quando na época, a comunidade ainda era denominada de Roça Grande. Ele foi o doador das terras onde construíram a primeira Capelinha. Que segundo, depoimento de sua neta, Maria Souza Nascimento (Maria de Vila), fora ele também, responsável pela construção da mesma.





Avelino Xavier de Souza (1903-1992). Genro do Sr. José Venâncio do Nascimento. A exemplo de seu sogro era um homem muito religioso. Todos na comunidade o chamavam de “Seu Vila.” A partir de 1958 a residência que antes fora de propriedade do Sr. José Venâncio passar a ter como proprietário o Sr. Vila.




Luzia do Nascimento Souza (1908-1988). Filha do Sr. José Venâncio do Nascimento e esposa do Sr. Avelino Xavier de Souza. Foi uma mulher de muita fé, dedicada ao serviço da Igreja.




Pedro Domingues de Santana (1903-1986). Foi um dos moradores mais antigos e um dos comerciantes mais conhecido na região. Tinha uma mercearia onde atualmente fica localizado o salão de festas de seu filho, José Ferreira Neto.






Rosalva Ferreira Santana (1923-2004). Esposa do Sr. Pedro Domingues de Santana.




Edson Oliveira Santos, residente no Povoado Brinquinho desde 28 de junho de 1958. Quando o Povoado ainda chamava-se Roça Grande.




Nenhum comentário:

Postar um comentário