quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Como está sua saúde? Comece o novo ano com mais disposição

Nicole Melhado
Da Redação
Como está sua alimentação? E sua saúde e disposição? Que tal aproveitar o início de ano para rever também estes aspectos? 

Segundo o clínico geral Davi Mota Costa, o check-up deve começar primeiro pela balança, depois cada um deve repensar todo seu estilo de vida, se ele está acelerado demais, se está sob estresse, e ainda se existem vícios. 

“Depois disso, é preciso fazer um check-up laboratorial. Normalmente a gente aconselha começar por um bom clínico [geral] e um bom endocrinologista, acompanhado por um nutricionista”, esclarece o médico.


Boa alimentação e combate ao sedentarismo

A partir daí é hora de rever seus hábitos alimentares e combater o sedentarismo. 

“Nós, seres humanos, fomos ‘programados’ para andar, para caminhar, e nosso estilo de vida hoje vai contra isso, andamos sempre de carro ou com outros veículos. Nossa constituição física, inclusive nossa função arterial, tem uma adequação para que caminhemos”, salienta o médico.

A adoção de caminhadas diárias - lembra o clínico geral – melhora os batimentos cardíacos e a vascularização de membros e todos os órgãos. Assim, o combate ao sedentarismo é o primeiro passo para uma vida mais saudável.

A caminhada é um bom começo para combater o sedentarismo, mas o personal trainer Sérgio Augusto Ribeiro dos Santos salienta que cada um deve escolher uma atividade física na qual se sinta bem. 

“Um dica interessante é ter metas para esta atividade física: melhorar o condicionamento físico, melhorar a qualidade de vida ou participar de alguma prova como uma corrida de rua ou até mesmo um teste físico de algum concurso. Mas o mais importante é passar por um médico e procurar um profissional habilitado para te ajudar nessa atividade”, aconselha o personal trainer.

Não importa a atividade: corrida, pedalada ou mesmo a musculação, qualquer atividade é bem vinda para trazer uma melhor qualidade de vida. No verão, uma boa opção são as atividades na piscina, como a hidroginástica. 

E para não desanimar ao longo do ano o conselho do personal trainer é traçar sempre objetivos de curto prazo, para um mês, dois meses, seguindo um passo de cada vez.

“Não tenha pressa, tenha dedicação e procure um profissional habilitado para te passar os exercícios certos”, conclui Sérgio.


Luta contra o tabagismo e o alcoolismo

Parar de fumar ou de beber excessivamente também são grandes desafios. Para o doutor Costa, as pessoas devem fazer um exame de consciência. “Primeiro é extremamente desagradável fumar perto de quem não fuma. O tabagismo é prejudicial para fumantes ativos e passivos. Isso causa também desajustes emocionais”, ressalta o médico.

Doutor Costa lembra que a expressiva diminuição de propagandas que estimulam o tabagismo foi de grande importância para a redução do número de fumantes.

“Por que a gente consome bebida alcoólica? Porque somos sempre estimulados pela mídia para tomar cerveja e outras coisas”, alerta o profissional da saúde.

O médico reforça que as estatísticas mostram que o alcoolismo e o tabagismo são os principais causadores de câncer nas vias digestivas e respiratórias.

Portanto, o primeiro passo – reforça o clínico geral – é um exame de consciência para que a pessoa possa se conhecer e entender porque ela tem aquele vício, a razão pode ser uma grande ansiedade ou nervosismo, por exemplo. 

Para vencer o vício, o apoio psicológico da família é essencial. Doutor Costa salienta que o acompanhamento de um psicólogo pode ajudar também para que a pessoa consiga entender seu vício e não desanime ao longo do ano.

Veja a entrevista com o personal trainer Sérgio dos Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário